Mensagem de Encerramento

Até 1996 chamado de magistério, a partir de 2006, o curso extinto até então, passou a chamar-se Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quem diria que talvez a extensão do nome, poderia revelar a extensão do caminho que teríamos que percorrer?


Quando chegamos, com toda nossa imaturidade, muitos não sabiam por que estavam aqui, alguns tinham motivos familiares, outros haviam feito a opção, outros ainda nem haviam feito essa pergunta para si mesmos.

Mas independente da diversidade de motivos, passamos a fazer parte de um grupo, de um grupo que sentiremos falta no fim dessa jornada, que fez parte da nossa própria constituição.

Não esqueceremos de todos os professores que passaram pelo nosso percurso escolar, cada um deles contribuindo com nossa aprendizagem e com nossas descobertas, sobre o mundo, sobre a realidade e sobre nós mesmos. Alguns deixaram marcar profundas e carinhosas, outros, no entanto, apenas cumpriram seu horário.

Não esqueceremos de todos os colegas e principalmente daqueles que conquistaram um lugar em nosso coração, ganhando nossa fidelidade e eterna amizade. Não esqueceremos da camaradagem, dos sorrisos e idéias que enriqueceram nosso dia-a-dia.

É claro que não esqueceremos das confusões e desentendimentos, algumas vezes engraçados até, não nos esqueceremos, inclusive, de pedir desculpas aos colegas e amigos pelos momentos de exaltação ou omissão, pela indiferença ou egoísmo, afinal de contas, a rotina é desgastante e estamos em busca de nosso aperfeiçoamento humano, por isso, perdoaremos nossas falhas.

É certo que à medida que aprendemos, percebemos que há sempre a necessidade de conhecer mais e mais, nessa insatisfação, nos construímos, buscando superação.

É certo que não deixaremos de ser a turma mais crítica. Não! Esperamos que sim, as próximas turmas nos serão mais! Fazemos parte de apenas um capítulo dessa história, acreditamos que fizemos conquistas e desejamos que os próximos, conquistem muito mais.

Nunca esqueceremos das práticas, da vivência na realidade para a qual nos preparamos para atuar, principalmente, dos relatórios, memorial de prática, planos de aula, quem nunca insultou algum deles? ou os malditos portfólios?

Más criações à parte, os projetos de professores deveriam dar bons exemplos, quantas vezes não questionamos: somos apenas adolescentes! E nesse processo fomos amadurecendo, nos apaixonando, e mesmo que ainda não somos e que talvez não seremos, estamos professores!

Esse fato exige de nós diversos desdobramentos, criatividade! Não queremos reproduzir modelos. Queremos o novo! O que ainda não inventaram. Precisamos agir, estamos em constante busca. Para quem vai continuar, aconselhamos: Amor ao que se faz! O sorriso de uma criança, sua aprendizagem e desenvolvimento, compensam o nosso esforço. Não seja professor pura e simplesmente pela gratificação financeira, seja professor pela função social que a profissão possui. Não se esqueça, também, que isso exige de ti uma posição política sobre os acontecimentos. Não se esqueça também de lutar por melhorias, a educação precisa de muitas! Não seja omisso, mergulhe... Isso fará de ti um professor diferente. São desses que precisamos tanto!

E mesmo que não continues, faça o melhor que puder em qualquer área, não seja omisso e assuma uma posição diante dos fatos e principalmente: não se esqueça de apaixonar-se pelo que faz.

Muitos já passaram por aqui, deixando marcas, seguiram seus caminhos, carregando em si essa história.

Estamos passando por aqui, escrevendo mais um capítulo, levando em nós todas essas experiências e a esperança de que será sempre melhor. Encontraremos-nos no futuro e iremos rir de todos os desencontros, chorar na despedida e guardar todas as recordações como episódios especiais.

Muitos ainda passarão por aqui escrevendo mais alguns capítulos e enriquecendo-se na vivência, que mesmo com todas nossas falhas, tão humanas, deve ser um esforço coletivo de aperfeiçoamento. Crie! Renove! Faça a diferença!

E sentiremos muita saudade...
 

Comentários

  1. LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    Lindas Fotos!!!
    _____________________
    1 escrito p/ vc!!!
    -
    ........""QUERO MORDER TEU AMOR

    FEITO PÃO!""
    -

    Mas que volúpia estonteante.
    Que fome de desejos
    A querer Meus beijos.
    ....
    Darte-ei a estrela cintiLante
    Embebida num espumante
    e beberás devagarinho
    No Ninho .
    -
    Ana Piaia

    bjssssssssssssss
    Amovc!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sem palavras hehe :) obrigada, de coração.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. passarão mil anos, e ainda terei que retomar a leitura para me saciar daquele tempo, palavras que me levaram a relembrar toda aquela caminhada, e as alegrias e desesperos que passamos... saudades vc lindaa!!!!!! Faniii

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adormecer em um abraço